A Fundação Naomi Milgrom divulgou imagens do MPavilion 2018, o qusl foi projetado pela arquiteta catalã Carme Pinós, do Estudio Carme Pinós com sede em Melbourne, na Austrália. O projeto deste ano será a quinta edição do já tradicional MPavilion que, sengundo a arquitetao do projeto, procura convidar as pessoas a interagir com o design, a natureza e a cidade.
Carme Pinós é a primeira arquiteta espanhola a projetar um MPavilion, o qual já foi desenhado por escritórios como o OMA em 2017, o Studio Mumbai em 2016 e AL_A em 2015.
Implantado no Queen Victoria Gardens, o projeto possui uma forma nítida, a qual incorpora diversos “planos suspensos apoiados nos pontos altos dentro do parque, conectando o MPavilion à cidade”. Com uma série de planos interconectados, como um objeto de origami, o pavilhão é composto por dois elementos distintos que se apoiam sobre uma estrutura porticada de aço. Duas treliças de madeira se cruzam para formar a estrutura da cobertura, enquanto alterações na topografia configuram três elementos naturais que servem de bancos para os visitantes.
Durante todo o verão, o MPavilion sediará mais de 400 eventos gratuitos, palestras, workshops, instalações e apresentações. Refletindo o conceito do pavilhão, um espaço voltado à realização de experiências dinâmicas, espontâneas e coletivas, o edifício abrigará uma programação bastante variada, incluindo temas como a construção de novas comunidades, a promoção de cidades inclusivas, novas lideranças femininas e temas relacionados à natureza e sustentabilidade.
O MPavilion 2018 é um lugar para as pessoas experimentarem com todos os seus sentidos - estabelecer novas relações com a natureza, além de ser um espaço para a realização de outras atividades e encontros sociais. Sempre que posso, procuro desenvolver projetos onde movimentos e rotas se cruzam e se conectam, espaços onde as pessoas se identificam como parte de uma comunidade, mas que ainda assim, possam se sentir parte do todo.
- Carme Pinós, fundadora do Estudio Carme Pinós
Os organizadores do MPavilion estão selecionando as atividades através de uma convocatória aberta. Serão bem vindas práticas e manifestações que “interajam com os interesses e filosofias da arquiteta responsável pelo projeto do MPavilion 2018, Carme Pinós, bem como candidatos que estejam trabalhando, estudando ou envolvidos de alguma maneira com os campos do design e do ambiente construído. As diretrizes e formulários de submissão estão disponíveis no site oficial.
O MPavilion é organizado anualmente e patrocinado pela Fundação Naomi Milgrom, com o apoio da Cidade de Melbourne, do Governo do Estado da Victoria através da Creative Victoria e da ANZ. A abertura oficial está programada para o dia 8 de outubro de 2018 com acesso gratuitoao público até o dia 3 de fevereiro de 2019.